Como a manutenção preventiva aumenta a produtividade na indústria

Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. O mesmo raciocínio vale para a manutenção preventiva das máquinas e equipamentos na indústria. Ela possibilita que máquinas e equipamentos evitem avarias e aumentem a produtividade, contribuindo assim para evitar prejuízos maiores. Afinal, quando um equipamento está parado, toda a linha de produção pode ser colocada em risco.

Saiba o que é a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento das máquinas que permite identificar e corrigir problemas logo no início. Quanto maior a frequência com que ela é feita, menor é a probabilidade de ocorrer falhas.

A manutenção preventiva envolve práticas que visam a prevenir o mau funcionamento das máquinas antes que elas apresentem algum defeito. Ela envolve revisões sistemáticas, ações de limpeza e lubrificação, trocas de peças e os planos de inspeção, de calibração e de aferição de instrumentos em geral.

Diferentemente da manutenção corretiva, que deixa que as máquinas operem até a ocorrência de alguma falha, a manutenção preventiva consegue evitar que danos maiores ocorram.

Vale lembrar que esse tipo de manutenção geralmente é feito em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento das máquinas. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante.

Veja quais são as vantagens da manutenção preventiva

A manutenção preventiva traz uma série de vantagens para a indústria. Ela ajuda a prolongar a vida útil das máquinas, manter a produção estável, diminuir a ocorrência de falhas técnicas e aumenta a produtividade.

Com uma revisão periódica programada, sua empresa vai poder identificar defeitos logo no início. Assim, qualquer problema pode ser remediado com rapidez, sem maiores prejuízos para a organização. E como o processo é programado, a organização prejudica a sua capacidade produtiva.

Vantagens da manutenção preventiva:

  • Prevê a falha antes de ela ocorrer;
  • Mantém os equipamentos sempre funcionando em plena eficiência;
  • Diminuição no consumo de energia das máquinas;
  • Reduz a ocorrência de falhas inesperadas;
  • Evita interromper a produção;
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos;
  • Assegura a qualidade dos produtos;
  • Reduz os custos de manutenção;
  • Garante a segurança do trabalho para seus colaboradores.

 

Entenda como fazer a manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser realizada regularmente. É importante determinar o período necessário para que o perito verifique as condições das máquinas.

Ela deve seguir um planejamento prévio, baseado em intervalos de tempo definidos ou de acordo com um critério pré-estabelecido. Desse modo, será possível reduzir o risco de falha ou queda de desempenho das ferramentas de trabalho.

O cronograma de manutenção deve levar em consideração tanto o período de tempo de utilização do equipamento quanto a intensidade com que ele foi utilizado.

Os problemas no desempenho das máquinas podem ser detectados observando-se o comportamento delas na linha de produção da indústria. Também é possível acompanhar os dados sobre o seu desempenho em softwares e aplicativos próprios para essa função.

Para fazer a manutenção preventiva, você deve manter toda a equipe ciente e treinada para realizar manutenções menores e de modo planejado. Para isso, é importante realizar o gerenciamento de todos os equipamentos e determinar o período necessário para que o perito verifique as condições das máquinas.

Entenda como fazer a manutenção preventiva dos rolamentos

Os rolamentos estão sujeitos a desgastes e avarias decorrentes de sua utilização. Portanto, é necessário um sistema de manutenção bem elaborado para evitar paradas indesejáveis de equipamentos e aumento dos custos. Com uma boa manutenção dos rolamentos peças, você será capaz de manter a produtividade da sua empresa sempre em dia.

Os rolamentos falham principalmente devido a fatores como falha no processo de lubrificação, sujeira, corrosão, fadiga do material, montagem e manuseio inadequado, sobrecarga, folga nas peças, condições de calor e umidade, dentre outros motivos.

Quando um rolamento emite barulhos mais altos do que o usual, é sinal de que ele precisa ser trocado. É normal que o rolamento faça um ruído suave, uma vez que o trabalho que essa peça realiza envolve o suporte de cargas variadas, dando auxílio no movimento de outras peças.

A hora certa de trocar os rolamentos é justamente na manutenção, pois uma falha é percebida principalmente através do som, já que os rolamentos são encontrados na parte interna das máquinas. Com a manutenção preventiva dos rolamentos, é possível evitar que problemas maiores ocorram com as máquinas, evitando que elas parem de funcionar. Por isso é tão importante fazer manutenção preventiva regularmente.

Os dois principais indicadores de problemas com rolamentos são excesso de vibração e de temperatura. Existem atualmente medidores de vibração capazes de detectar com precisão se os níveis de vibração do equipamento são aceitáveis ou não.

Os limites de temperatura também podem indicar a necessidade de manutenção. Caso o eixo do motor apresente temperaturas próximas a 70°C, ou se a temperatura do eixo for 20°C acima da temperatura da carcaça do motor, isso é sinal de que os rolamentos tenham alguma anomalia.

Os dois materiais mais utilizados na manutenção dos rolamentos são:

  • Graxa: é o mais utilizado para lubrificação, pois ela é mais fácil de manusear e facilita a vedação.
  • Óleo: deve ser utilizado com mais cuidado, sempre obedecendo o índice de viscosidade, de temperatura e o pacote aditivo, que são os materiais usados contra a corrosão da peça.

Conheça os outros tipos de manutenção

Além da manutenção preventiva, existem outros tipos de manutenção que podem auxiliar no desempenho das máquinas.

A manutenção corretiva é realizada em situações em que há falhas nos equipamentos e é preciso recuperar a sua performance ideal. Porém, quando realizada de modo não planejado, a manutenção corretiva pode levar à interrupção da produção, gerando atrasos e prejuízos.

Já a manutenção preditiva é aquela feita a partir da análise de dados que acusam a necessidade de manutenção do equipamento. Para determinar o momento ideal de realizar os ajustes necessários, o acompanhamento dessas informações deve ser constante.

Com o uso de equipamentos avançados de análise estrutural, do estado das superfícies, das vibrações e dos fluidos, a manutenção preditiva elimina quase completamente a necessidade de inspeções. Desse modo, não é necessário desmontar e remontar máquinas para saber se elas estão funcionando bem.

Porém, o processo de manutenção preditiva é bastante trabalhoso e dispendioso, pois requer monitoramento e análises constantes dos dados sobre as máquinas e equipamentos.

O equilíbrio entre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva possibilita otimizar o uso das máquinas e equipamentos minimizar o custo total das paradas na produção.

Como vimos, a manutenção preventiva da máquina é uma ótima opção para assegurar o seu bom funcionamento e evitar a interrupção da produção. Com um bom estoque de peças de reposição, você pode otimizar significativamente o desempenho das máquinas.

A Ferrari Rolamentos, especializada em rolamentos para manutenção nas linhas automotiva e industrial, oferece qualidade e variedade de produtos e excelência no atendimento.

Voltar à listagem de notícias